Cerca de um ano após o embargo judicial que paralisou as obras na via, a empresária Lilian Gonçalves admitiu, em entrevista ao portal R7, que perdeu a vontade de concretizar o projeto da calçada da fama no bairro de Santa Cecília, em São Paulo. A obra começou em outubro de 2009, mas foi interrompida um mês depois, devido a uma ação judicial do Ministério Público, que atendeu a uma reivindicação da Associação Santa Cecília Viva.
– Perdi o tesão. Vou consultar meus advogados sobre a possibilidade de não fazer mais a calçada da fama.
A proposta, aprovada na Câmara de Vereadores e sancionada pelo prefeito Gilberto Kassab (DEM), transforma o passeio da rua Canuto do Val, no bairro de Santa Cecília, região central da capital paulista, em local de homenagem a grande ídolos brasileiros. Algo semelhante ao que existe na famosa região do Hollywood Boulevard, na Califórnia (EUA).
lém da discussão com a vizinhança, Lilian ressalta que também perdeu o entusiasmo com o projeto porque terá de investir dinheiro próprio para que a calçada se concretize. Por lei, cabe à prefeitura fazer a remoção e reposicionamento de guias e sarjetas, readequação do sistema de drenagem e rebaixamento das guias. Já Lilian terá de colocar o piso do passeio, fazer o acabamento, a arborização e a manutenção da via.
O projeto paulistano previa o alargamento da calçada da Canuto do Val para colocação de grandes estrelas com a assinatura e marcas das mãos de celebridades nacionais. A mudança, porém, desagradou alguns moradores do bairro que reclamaram que a via de trânsito dos veículos ficou muito estreita. Insatisfação não justificada para Lilian.
– O projeto não é uma banalidade como estão dizendo. Envolve vários órgãos da prefeitura, é uma obra de arte. […] Eu jamais quis essa calçada do jeito que está.
A calçada da rua Canuto do Val foi alargada, mas por causa do embargo não foi finalizada. Diariamente, os pedestres que passam pela região precisam enfrentar poças d’água, muita areia e buracos.
No início de outubro, Lilian assinou um acordo com o Ministério Público de São Paulo aceitando algumas condições para prosseguir com a obra. Os detalhes do TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) não foram divulgados, mas a empresária afirma que não há nenhuma cláusula que impõe a redução do atual passeio.
O documento ainda precisa ser homologado pelo Conselho Superior do Ministério Público. Só então, Lilian poderá voltar a mexer na rua. Ela afirma que cumprir o TAC será fácil, pois são necessários apenas reparos simples, que não devem exigir mais de 30 dias. Porém, a empresária admite que o conserto efetivo do passeio deve demorar mais tempo, e só será concluído em janeiro de 2011.
Lilian, que é filha do cantor Nelson Gonçalves, é dona de praticamente todos os imóveis do lado ímpar da rua Canuto do Val, entre as ruas Dona Veridiana e Fortunato. Caso ela realmente possa desistir de homenagear os ídolos brasileiros, a empresária garante que vai deixar tudo arrumado, mas sem as estrelas.
– Meu grande desejo é ver essa calçada lindíssima.
Fonte: R7