Os integrantes do Comusp (Conselho Municipal de Segurança Pública) tomaram posse em evento realizado, na manhã desta terça-feira, no anfiteatro do Paço Municipal.
O secretário de Defesa Social de Diadema, Arquimedes Andrade, ressaltou a importância da integração na elaboração de políticas públicas. “Segurança se faz com participação popular e com uma integração muito grande do Executivo, Legislativo, órgãos de segurança sediados no município e sociedade civil”, afirmou.
O comandante do 24º Batalhão de Polícia Militar, Luiz Ernesto Melchior Roland, reforçou a participação da polícia no Comusp. “A PM vai apoiar e participar das iniciativas do Comusp no sentido de melhorar a segurança pública no município”, disse.
O prefeito de Diadema, Mário Reali, ressaltou a importância do conselho. “O Comusp é mais um espaço para reflexão e debates sobre a questão da segurança no município. É preciso manter uma política de segurança integrada, sempre respeitando cada entidade do conselho.”
São 21 titulares e 21 suplentes representantes da Prefeitura, do Legislativo, Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Secretaria de Assuntos Penitenciários do Estado e Secretaria de Estado da Educação.
Também integram o Comusp representantes da sociedade civil: OAB, Associação Comercial e Empresarial de Diadema, Ciesp Diadema, Sindicato dos Trabalhadores, Conseg (Conselho Comunitário de Segurança), Igreja Católica, Conselho dos Pastores Evangélicos de Diadema e representantes das Religiões Afro-Brasileiras.
Entre as competências do Comusp estão propor projetos, medidas e atividades que visem promover a segurança dos munícipes, desenvolver estudos, debates e pesquisas com objetivo de melhorar a segurança pública, desenvolver campanhas que estimulem a comunicação de risco e promovam a participação da sociedade em projetos destinados à melhoria da segurança da população.
O secretário de Defesa Social de Diadema, Arquimedes Andrade, é o presidente do Comusp. O mandato dos conselheiros é de dois anos.
Fonte: Diário do Grande ABC