Os integrantes do Canil da Guarda Civil Municipal de Diadema ministrarão o curso de Prevenção de Ataque de Cães para cerca de 150 funcionários da AES Eletropaulo do Grande ABCD.
O canil foi procurado pela empresa com objetivo de realizar trabalho preventivo com os profissionais e evitar mordidas de cães durante o trabalho de leitura e entrega de contas de luz.
Cerca de 50 funcionários da empresa realizarão o curso na próxima sexta-feira, 3 de dezembro, na sede da GCM de Diadema. Na última terça-feira, 30 de novembro, cerca de 100 funcionários passaram pelo curso.
A atividade terá início às 9h com parte teórica sobre comportamento e psicologia canina para evitar mordidas de cães. No período da tarde, será realizada a parte prática até as 16h, com demonstrações com os cães da GCM, como identificar se o cão irá atacar e como reagir.
O canil da GCM de Diadema iniciou suas atividades em maio de 2008 e conta com seis cães e cinco guardas condutores. Os cães são treinados pelo método estímulo e resposta, onde recebem carinho ou bola cada vez que um comando é realizado.
O canil trabalha com apreensão de drogas e patrulhamento, em apoio à Operação Integrada de Fiscalização e em operações conjuntas com a Polícia Militar. Também tem papel socioeducativo com apresentações em eventos e escolas e aproximação da GCM da comunidade. Os cães são das raças labrador, pastor alemão e pastor belga de malinois.
A equipe de Diadema é bicampeã do Campeonato de Cães de Polícia das Guardas Municipais do Brasil, sendo que a 1ª edição foi realizada em Guarulhos (2009) e a 2ª em Diadema (2010). A equipe ficou em 1º lugar de Melhor Conduta de Patrulha no 1º Campeonato Brasileiro de Cães de Polícia no Porto de Santos.
Os guardas realizaram diversos cursos cinotécnicos, entre eles Comportamento Canino, Show Dog e Free Style, Faro de Entorpecente, curso com policiais K9 de Baltimore (EUA) e curso de Condutor de Cães de Polícia no 2º Batalhão de Infantaria Leve do Exército.
Em 2009, o canil de Diadema ministrou o Curso de Adestramento Básico aos funcionários do Centro de Controle de Zoonoses de Diadema.
Fonte: Prefeitura de Diadema