A secretaria de Saúde do guia Franca segue com a campanha de vacinação da gripe sazonal até o próximo dia 13. Segundo a Vigilância Epidemiológica, 41% do público alvo já foram imunizados, o que representa 19.776 pessoas.
Desse total, o menor índice de vacinação é entre as mulheres grávidas com apenas 29,3% de cobertura, faltando ainda 3.264 gestantes a serem imunizadas. Dentre os idosos já foram vacinados 42,4% e crianças, entre seis meses e dois anos, 47%. Ao todo, devem ser vacinas 47 mil pessoas.
De acordo com um comunicado enviado pelo Centro de Vigilância Epidemiológica do Estado, as gestantes foram incluídas entre os grupos prioritários, porque, caso contraiam a doença, têm maior risco de complicações, podendo evoluir para uma pneumonia.
O documento explica ainda que a vacina é inativa, ou seja, constituída de fragmentos dos vírus, capazes de estimular adequadamente o sistema imunológico e não causam a doença. Por isso, não há riscos nem para a mãe, nem para o bebê.
“Em estudos publicados na literatura, observou-se que em gestantes vacinadas, devido a passagem de anticorpos maternos, os recém-nascidos têm uma redução nos primeiros seis meses de vida da doença respiratória causada pelo vírus influenza, que varia entre 36% a 63%”, ressalta o comunicado do Centro Estadual.
A vacina não causa a doença. Se uma pessoa ficar gripada alguns dias depois da vacinação é porque ela teve contato com outro tipo de vírus e não por causa do medicamento. É importante destacar também que crianças nesta faixa etária e idosos também são mais vulneráveis à doença e se não forem vacinados podem ter as mesmas complicações que as gestantes. A única contraindicação é para aquelas pessoas com alergia a ovo.
O atendimento é feito nas Unidades Básicas de Saúde, das 13 às 17 horas e nos Programas de Saúde da Família, das 13 às 16 horas. É importante levar a carteira de vacinação para que sejam feitas as atualizações de outras vacinas. Mais informações pelo telefone 3711-9422.
Fonte : Prefeitura de Franca