As equipes da Prefeitura do guia de Franca recolheram no último sábado, mais de 23 toneladas de entulhos oriundos de materiais inservíveis, nos 17 bairros da região Oeste abrangidos pela operação Arrastão da Limpeza.
O serviço que, normalmente, acontece no último sábado do mês foi antecipado como forma de eliminar os recipientes que podem servir de criadouros das larvas do mosquito da dengue e também deixar a cidade mais limpa, livre de materiais que acabam sendo levados para as redes de galerias e córregos da cidade.
A secretaria de Serviços e Meio Ambiente contabilizou os números até por volta das 16h30, quando os caminhões foram recolhidos na oficina, mas havia nesta segunda-feira, diversos pedidos agendados de pessoas que ainda estariam sendo atendidas.
O secretário Ismar Rodrigues Tavares disse que o balanço foi muito positivo, pois as pessoas avisadas, previamente, com a colaboração das equipes da Vigilância Ambiental colaboraram mais uma vez, facilitando o recolhimento.
Grande parte dos materiais foi deixada sobre as calçadas logo nas primeiras horas de sábado. Os bairros abrangidos foram do Jardim Milena, na divisa com o Jardim Redentor até o Califórnia, passando pelos Jardins Guanabara, Integração, Santa Luzia, Vila Raycos e adjacências.
Além de pneus, sofás, aparelhos eletrônicos (até televisores foram deixados e recolhidos), as equipes também apanharam pilhas e lâmpadas fluorescentes, que durante o recolhimento eram guardadas no caminhão em uma parte separada e destinadas para a reciclagem no próprio pátio da secretaria de Serviços e Meio Ambiente.
Dia 2 tem mais
A próxima operação Arrastão ocorrerá no começo de julho, no dia 2, obedecendo ao mesmo formato com os caminhões caçamba percorrendo as ruas a partir das 7h30, envolvendo os bairros também da Estação, a partir do Residencial Amazonas, até a Vila Imperador.
As vias referenciais serão as avenidas da Integração, Orlando Dompieri, Antônio Barbosa Filho e Dr. Hélio Palermo. Para que a população dessa região seja bem informada a respeito, na semana que anteceder a data, finalizou o secretário de Serviços e Meio Ambiente, haverá uma abordagem pontual com a distribuição de folhetos de casa em casa nesses bairros.
Fonte: Franca Notícias