Convênio do hospital Santa Filomena com IAMSPE atende reivindicação de servidores estaduais de Rio Claro

O Hospital Santa Filomena de guia da cidade Rio Claro amplia seu atendimento ao funcionalismo público por meio de convênio com o Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual (IAMSPE). A medida corresponde à antiga expectativa da categoria pela diversificação e qualificação do atendimento no município.

A partir de 1º de agosto, os usuários passam a contar com exames laboratoriais que incluem raios X, tomografia, ultrassom, mamografia, radiologia intervencionista para cateterismo, angioplastia, angiografia e cirurgias de baixa complexidade nas áreas de gastrologia e neurocirurgia.

O hospital já atende os beneficiários do IAMSPE em clínicas de especialidades em cardiologia, ginecologia, reumatologia, nefrologia, cirurgia geral e oncológica, grastroenterologia e neurocirurgia.

O credenciamento de hospital do município para atendimentos local e regional há anos mobiliza o funcionalismo através do Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo (Apeosp). Neste período, reivindicações da categoria foram manifestadas pelo vereador Sérgio Desiderá na tribuna e por meio de requerimentos aprovados por unanimidade.

Conforme Desiderá, o funcionalismo estadual da região reclamava da falta de opções no setor de saúde e contava com a ampliação do convênio com o hospital. “Os serviços estavam limitados a consultas e a partir de agora o credenciamento inclui exames laboratoriais e até cirurgia de baixa complexidade”, explica.

Em dois de seus requerimentos aprovados pela Câmara Municipal, Sérgio Desiderá solicita à Secretaria Estadual da Gestão Pública solução para um aspecto que continua sendo problema. “Os servidores estaduais de Rio Claro que dependem de perícia médica precisam ir até Piracicaba por falta de atendimento local, daí fica mantida a expectativa de como resolver esta situação”, assinala.

O vereador explica que a perícia médica veio sendo feita no município por dois médicos instalados junto ao Centro de Especialidade de Apoio ao Diagnóstico (CEAD). Os serviços foram interrompidos por aposentadoria de ambos os profissionais. “Desde então quem precisa desse serviço precisa deslocar-se até Piracicaba”. Para ele, o objetivo agora é conseguir que tal atendimento seja feito em Rio Claro.

“Por intermédio da Câmara Municipal e aprovação unânime dos vereadores, cuidamos de encaminhar a solicitação em caráter de urgência à Secretaria Estadual de Gestão Pública” finaliza Desiderá.

Fonte: JC Rio Claro