Salto: Coletiva anuncia início das obras do Parque Natural Ilha da Usina

Na manhã desta quinta-feira, 9 de junho, no Memorial do Rio Tietê, com a presença do diretor presidente da EMAE Antônio Bolognesi, foi anunciado oficialmente o início das obras do Parque Natural da Ilha da Usina com a construção, a partir da próxima semana, da passarela sob o Rio Tietê, entre o Complexo Turístico da Cachoeira e a Ilha na cidade Salto.

O evento contou com as presenças do assessor parlamentar da Secretaria de Energia do Estado de São Paulo Ademir Cleto, representando o Secretário José Anibal, além de autoridades locais: Prefeito Geraldo Garcia, vice-prefeito Juvenil Cirelli, presidente da Câmara Eliano Apolinário de Paula, vereadores Wilhes Gomes da Silva, Álvaro Pacheco, Divaldo Garotinho, secretários municipais e representantes da EMAE.

O Secretário de Cultura e Turismo Valderez Antonio da Silva fez uma breve explicação sobre o projeto, ressaltando a importância do momento após anos de tratativas. Um vídeo explicativo foi apresentado a todos, detalhando como será o Parque.

Valderez explicou que por enquanto serão construídos um deck de chegada à Ilha e outro sob a cachoeira, além da passarela, ficando suspenso o galpão didático, um mirante e a torre de observação. “Não está descartado, somente ficará para um momento posterior”, ressaltou o Secretário de Cultura, ao acrescentar que um novo detalhamento ficará pronto em julho, que será encaminhado ao DADE – Departamento de Apoio ao Desenvolvimento das Estâncias, e caso ocorram conforme o planejado, no início de 2012 começam as obras do Parque.

O diretor presidente da EMAE Antonio Bolognesi mencionou sua satisfação em participar do anúncio de início da obra da passarela e lembrou que esta era uma reivindicação antiga do Prefeito Geraldo Garcia. Além disso, contou que a Usina de Porto Góes é a primeira no país a ter um sistema digital e uma das mais modernas do mundo.

Para Ademir Cleto, que representou o Secretário José Anibal, o Parque é uma ação muito positiva de Salto, tendo a parceria da EMAE, e que podem contar com o apoio da Secretaria de Energia do estado de São Paulo.

O Prefeito Geraldo Garcia relembrou todos os anos de luta para que o sonho se concretizasse no dia de hoje. “Começa a materializar-se o sonho de tanta gente. Vale a pena sonhar”, afirmou o Chefe do Executivo, ao completar que Salto, enfim, começa a mostrar sua vocação para o turismo, que é o de aprendizado. “Em termos de atrativos, as pessoas virão para cá para aprender muito mais”, detalhou o Prefeito, ao citar que o poder público tem feito sua parte para tornar o município cada vez mais turístico, porém, precisa da parceria das empresas privadas também, para que invistam em hospedagem, gastronomia etc.

Para finalizar, o diretor executivo da empresa Tofer, Onei Torquato Ferreira, que construirá a passarela, mostrou detalhes da obra. A passarela será construída na metodologia estaiada, com 72 metros, 36 metros de vão livre, 3,20 metros de largura, pilares e mastros em concreto, estrutura metálica e 5 metros de altura em relação ao nível da água.  Serão investidos R$1.082.000,00 com recursos do DADE e o prazo de entrega é de cinco meses.

Fonte: Prefeitura de Salto