Dois ex-bispos de São José dos Campos, além do atual, se encontram na Câmara, na noite de sexta-feira (29), em cerimônia de homenagem com início às 19h30. Dom Eusébio Oscar Scheid dirigiu por 10 anos a Dioecese e Dom Nelson Westrupp foi bispo local por pouco mais uma década. Ambos estarão ao lado de Dom Moacir Silva, bispo de São José dos Campos desde 2004.
Os três, durante sessão solene da Câmara local, participam da comemoração oficial dos 30 anos de fundação da Diocese local. O projeto é de autoria do presidente da Câmara, vereador Juvenil Silvério (PSDB), que entrega à diocese a medalha São José Operário. “Será uma grande festa da comunidade católica joseense”, prevê o vereador do PSDB.
Dom Euzébio Oscar Scheid permenceu na Diocese de São José dos Campos de 1981 a 91, quando foi nomeado arcebispo de Florianópolis. Em setembro de 2001 tomou posse como arcebispo do Rio de Janeiro, onde permance até hoje. Dom Nelson Westrupp, conselheiro permanente da CNBB e atual presidente do Regional Sul 1-Estado de São Paulo, dirigiu a dioecese local de 1991 a 2003, seguindo posteriormente como bispo de Santo André.
Atual membro do Conselho da Conferência Episcopal Latino-Americana, Dom Moacir Silva foi escolhido e permanece bispo de São José dos Campos, desde 2003. “Será um imenso prazer presidir uma sessão tão importante e, com certeza, histórica para todos os fiéis”, afirma o vereador Juvenil Silvério. A direção da Câmara aguarda a presença de mais de 300 pessoas.
Fonte: Câmara Municipal de São José dos Campos