Ciclista chega a Rio Claro depois de passar por mais de 1200 municípios brasileiros

Sinônimo de superação, o ciclista Carlos Henrique Ribeiro, 47 anos, ainda tem um sonho a ser realizado. Ele, que já percorreu mais de 1200 cidades brasileiras, além de praticamente todas as capitais da América Latina, esteve de passagem por guia de Rio Claro na tarde de quinta (28).

Em uma entrevista exclusiva ao JC, o ciclista conta que já é costume recolher as bandeiras das cidades e estados brasileiros e estrangeiros que visitou, como prova de sua passagem por esses locais. Em Rio Claro não foi diferente e Carlos Henrique continuará seu percurso com uma bandeira da Cidade Azul.

Seu sonho é cobrir o gramado do Maracanã, no Rio de Janeiro, com todas essas bandeiras em 2014, quando acontece o Mundial de Futebol no Brasil. Quando começou, aos 38 anos, ele era analfabeto e queria mudar de vida. “Recebi apoio e passei a percorrer o Brasil em cima da bicicleta”, fala.

Para evitar transtornos que possam adiar ou atrasar suas viagens, ele tem outras cinco bicicletas de reserva. Foi o próprio Carlos Henrique que comprou os quadros, rolamentos e demais peças das bicicletas montadas depois por ele mesmo.

E, durante suas andanças por aí, Carlos Henrique já encontrou muitas celebridades. Da apresentadora e modelo Ana Hickmann ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o ciclista guarda com carinho seu álbum de fotos com os famosos. Natural de Rincão, até os 39 anos de idade o ciclista não sabia ler nem escrever, mas isso não foi nenhum empecilho.

“Acabei sendo alfabetizado na estrada e nas cidades por onde passei”, conta.

Por dia, o ciclista percorre em média 150 quilômetros e a cada 6- dias ele para e descansa. No final da tarde, ele partiu de RC e retornou para Araras.