Polícia Civil de Diadema, na região do ABC paulista, na Grande São Paulo, prendeu nesta quarta-feira, por volta das 10h, Marcos Roberto Bispo dos Santos, o Marquinhos, condenado no mês passado a 18 anos de prisão pelo assassinato do então prefeito de Santo André, Celso Daniel, em janeiro de 2002. Marquinhos foi capturado por agentes do Setor de Investigações Gerais (SIG) da Delegacia Seccional de Diadema.
No julgamento de Santos, realizado no último dia 18, os jurados concordaram com a tese do Ministério Público de que o crime foi cometido por encomenda e em troca de pagamento de recompensa, o que elevou a pena do réu. O promotor de Justiça Francisco Cembranelli sustentou que o crime foi cometido a mando de Sérgio Gomes da Silva, o Sombra, amigo e ex-assessor do prefeito.
Celso Daniel teria decidido tomar providências para interromper um esquema de corrupção na administração municipal, que era comandado por Sombra e abastecia também caixas de campanha do PT, inclusive o da candidatura do presidente Luiz Inácio Lula da Silva a presidente, em 2002. Marquinhos teria participado da captura do prefeito na ação do dia 18 de janeiro de 2002. Ele estava ao volante de um dos três carros usados pelo bando.
Marquinhos foi o único a ser julgado agora porque os outros seis réus do processo, incluindo o empresário Sérgio Gomes da Silva, o Sombra, recorreram da sentença judicial que os mandou a júri popular. A expectativa é que eles sejam julgados apenas em 2012.
Fonte: Diário de São Paulo