Diadema capacita beneficiários do Programa Bolsa Família

Nesta sexta-feira, dia 10, às 19h, no anfiteatro da Fundação Florestan Fernandes em Diadema, 130 beneficiários do Programa Bolsa Família recebem certificados de conclusão dos cursos de eletricista instalador residencial e de pintura e texturização de ambientes. A capacitação é resultado de parceria entre a Prefeitura e o Governo Federal e tem como objetivo inserir no mercado de trabalho os participantes do Programa em ocupações geradas principalmente a partir dos investimentos no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e Minha Casa Minha Vida.

Os cursos foram ministrados pelo Centro de Inclusão Digital e Aprendizagem Profissional (CIDAP), com verba do Plano Nacional de Qualificação (PNQ) por meio do Plano Setorial de Qualificação – PlanSeq/Próximo Passo. Para aplicar a formação foram realizadas 200 horas/aula com parte teórica e prática. A supervisão de todo o trabalho foi executada pelas secretarias de Desenvolvimento Econômico e Trabalho e da Secretaria de Assistência Social e Cidadania.

 Os cursos foram realizados nos bairros Serraria, Campanário e Canhema e no Núcleo Habitacional Morro do Samba e contou com apoio da Fundação Florestan Fernades, SENAI, SESI, SANED e do Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil (SINDUSCON).

Esta é a segunda turma de participantes do Bolsa Família a receber formação na área da construção civil, mercado em plena expansão no país. A primeira turma terminou a capacitação em julho passado e além dos cursos de eletricista instalador residencial e pintura e texturização também foi realizada a formação em pedreiro assentador. No total 120 pessoas concluíram o aprendizado.

 A política pública de qualificação profissional desenvolvida neste âmbito busca  promover, gradativamente, a universalização do direito dos trabalhadores à qualificação. Com isto, contribui para o aumento da probabilidade de obtenção de emprego, do trabalho decente, e da criação de novos empreendimentos solidários que visa tirar as pessoas da situação de vulnerabilidade social.

Fonte: Prefeitura de Diadema