Nesta sexta-feira (29) e sábado (30) será realizado o evento Jornada: Feitos e Efeitos da Ditadura Civil-Militar em Encontra cidade Rio Claro. Nesta sexta-feira acontece cerimônia de Pedido de Desculpas Públicas pela Comissão de Anistia do Ministério da Justiça, às 20 horas, no Arquivo Público e Histórico de Rio Claro. Na sessão serão homenageadas as vítimas rio-clarenses da ditadura civil-militar Maria Cecília Bárbara Wetten, Orlando Moura Momente e Abílio Clemente Filho.
No sábado, das 9h às 12h30, haverá uma mesa-redonda sobre o tema: A atualidade da ditadura civil-militar: avanços e retrocessos. Os convidados são Frei José Alamiro Andrade e Silva, procurador da República, Prof. Dr. Andrey Borges Mendonça e o Grupo Tortura Nunca Mais, de São Paulo. Todas as atividades serão no Arquivo Público e Histórico, à Rua 6, 3.265 – Alto do Santana.
O evento é realizado pela Prefeitura Municipal de Rio Claro, por meio do Arquivo Público e da Secretaria de Segurança. De acordo com a superintendente do Arquivo Público e Histórico, Maria Teresa de Arruda Campos, a autarquia iniciou projeto de pesquisa sobre a ditadura no final do ano passado e a previsão é que continue por mais tempo, já que a pesquisa é bastante difícil.
Teresa aponta que a questão que o Arquivo pretende trabalhar neste evento é o registro do período que envolveu a ditadura militar.
Na cerimônia de Pedido de Desculpas Públicas serão homenageados Maria Cecília Bárbara Wetten, Orlando Moura Momente e Abílio Clemente Filho. A superintendente do Arquivo explica que estão no começo do trabalho de pesquisa e essas foram as três primeiras pessoas que identificaram pertencentes à época.
Fonte: JC Rio Claro