Franca será palco do Circuito SESC de Artes nesta sexta-feira

Presente em 88 cidades entre os dias 1º e 18, deste mês, o Circuito SESC de Artes chega a Franca nesta sexta-feira, 10, com uma série de atrativos culturais gratuitos na praça central da cidade de Franca.

A Concha Acústica será o palco escolhido para as apresentações, numa realização conjunta do SESC, com o apoio da Prefeitura, a Divisão de Cultura (FEAC) e o Sindicato do Comércio Varejista da cidade.

Música, teatro, dança, circo, literatura, artes visuais, artemídia e performance serão algumas opções que poderão ser vistas a partir das 15 h. Todas estas linguagens artísticas em um único dia. Nas 88 cidades do interior, litoral e grande São Paulo, o SESC nesse período estará mobilizando mais de 270 artistas e 71 atividades, envolvendo outros 200 profissionais, entre a produção e técnicos do Circuito.

A promoção tem como ponto de partida considerar a experiência artística e quebrar a rotina no cotidiano das cidades, estabelecendo provocações e diálogos com artistas locais, propiciando novas possibilidades. Além desses aspectos, pretende deixar rastros, nesse cenário urbano, com a passagem do circuito.

O Circuito SESC de Artes também inclui artistas do interior do Estado, mas retirados de suas regiões e postos para circular em outras cidades. A arte é apresentada no projeto de forma singular, a fim de proporcionar a construção de uma verdadeira educação que passa também pelos sentidos.

Programação:
15 h – Poemas Esparadrápicos – Doutores da Alegria (TEATRO)
15 h – É Crédito ou Débito? (Performance)
15 h -Polaróides (in)visíveis / Jogos do Acervo SESC (ARTES VISUAIS)
18 h -Intervenção Fragmentos da obra de HIlda Hilst (LITERATURA)
18h30 – Lapso de Tempo / Videorrepórter (ARTE MÍDIA e ESPECIAL)
19h – O Reencontro de Palhaços na Rua – Turma do Biribinha (CIRCO)
20 h – JAM (DANÇA)-
20h30 – Show Mafaro (MÚSICA)-

OS ESPETÁCULOS
Música: Andre Abujamra (SP).O nome deste show audiovisual significa alegria na língua do Zimbabwe, em que cantor e compositor mistura sua música coma de instrumentistas de várias partes do planeta.

Teatro: Poemas Esparadrápicos – O Musical.Com Doutores da Alegria (PE). Direção, concepção, criação musical Fernando Escrich. “Poemas Esparadrápicos – Poesia para Gente Pequena” é um livro de poesias infantil em forma de esparadrapo adesivo. A unidade do grupo em Recife deu um passo além, transformando-o neste espetáculo, seu primeiro experimento fora dos hospitais.

Dança: JAM.Cia Discípulos do Ritmo (SP) e convidados.Direção Frank Ejara. Pesquisa corporal no universo criativo, e a música de um DJ é importante elemento no processo de improvisação das linguagens de dança de rua.

Circo: O Reencontro de Palhaço na Rua É a Alegria do Sol com a Lua.Grupo Teatral Turma do Biribinha (AL). Direção e texto Teófanes Antonio e Eugênio Talma. Biribinha e seus filhos, Mixuruca e Mixaria, se apresentam numa cidade, quando aparece o palhaço Lingüiça, seu grande amigo e antigo parceiro de circo. Eles revivem a parceria.

Literatura: Passagens. Direção Moacir Ferraz. Com Alice Possani, Ana Caldas, Erika Cunha e Melissa Lopes. Intervenção artística com fragmentos da obra de Hilda Hilst.

Artes Visuais: Jogo do Acervo Sesc de Arte Brasileira.Busca aproximar o universo artístico do público por meio de uma brincadeira com cartas. O jogo criado para este Circuito apresenta a coleção Bressonianas.

Polaróides (In)Visíveis. Com Tom Lisboa. Intervenções criadas para lugares específicos por meio de fotografias”instantâneas” feitas sem câmera. Em papel sulfite amarelo, as “fotos” trazem um texto que indica o que deve ser visto no lugar da imagem. A imagem é construída pelo observador a partir da leitura.

Artemídia: Lapso de Tempo. Alexandre Nogueira (SP).Captação, com duas câmeras, de imagens do mesmo local em diferentes momentos. A edição especial dá sequência às imagens e gera um vídeoque adianta a passagem do tempo, exibido em telão durante a noite em cada cidade.

Performance: É Crédito ou Débito? Vários artistas (BR) ). Livre. Intervenções em que artistas e público negociam atroca, compra e venda de conversas, gestos, textos ou objetos simbólicos, trazendo questões sobre a sociedade de consumo e o mercado da arte. Curadoria Josué Mattos. Jukevideo. Com Filé de Peixe. Leve Fragrância. Com Martha Lacerda. De Cor.Com Luciano Mariussi.

Especial: Video-repórter. Coordenação geral Aldo Quiroga. Com Ricardo Martensen. A missão é descobrir os hábitos culturais dos moradores da cidade por onde passa por meio de rápidas entrevistas. O material editado é apresentado no telão ao final do dia.

Fonte: Franca Notícias