Nesta quinta-feira, 10 de fevereiro, o Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGI-M) realizará a primeira reunião do ano para debater projetos na área da segurança. O encontro será às 14h na Sala do Pleno do GGI-M, que fica na sede da Secretaria de Defesa Social de Diadema (Rua João de Almeida, 352, Centro), e reunirá autoridades das esferas municipal, estadual e federal.
O gabinete é responsável pela deliberação e coordenação dos projetos encaminhados ao Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci), do Ministério da Justiça, e as decisões são consensuais, respeitando as autonomias institucionais dos integrantes. O objetivo é realizar a integração dos poderes com destaque para a prevenção e controle da violência.
Entre os temas da pauta, estão a avaliação dos dados criminais de 2010 e a formulação da agenda de trabalho para o biênio 2011 e 2012 visando ações de prevenção à violência e combate à criminalidade. Serão debatidos os projetos e convênios com a Secretaria Nacional de Segurança Pública, com a Secretaria de Estado da Secretaria Pública e com o município de São Paulo.
A representante do Ministério da Justiça é a coordenadora estadual do Pronasci, Marisa Pulice Mascarenhas. Os representantes do município são o prefeito, o secretário de Defesa Social, o comando da Guarda Civil Municipal, representantes das secretarias de Educação e de Assistência Social e Cidadania.
As autoridades estaduais do Gabinete são o delegado seccional de polícia de Diadema, Godofredo Bittencourt Filho, o tenente-coronel e comandante do 24º Batalhão de Polícia Militar, Ernesto Melchior Roland, e o comandante do Posto de Bombeiros do município, 1º tenente Fabrissyo José Salomão.
Foram convidados para participar da reunião o comandante do Comando de Policiamento de Área Metropolitano 6 (CPA/M-6), coronel José Luiz Martins Navarro, o comandante do Policiamento Metropolitano, coronel Wagner Cesar Gomes de Oliveira Tavares Pinto, o diretor técnico do CDP de Diadema, Eduardo Munhoz de Almeida, a juíza da Vara do Júri e Execução Criminal, Claudia Maria Carbonari de Faria, o juiz de Direito da 1ª Vara Criminal da Comarca de Diadema, Heitor Donizete de Oliveira, e o promotor de Justiça – secretário executivo -, Rodolfo Bruno Palazzi.
Diadema foi o primeiro município do país a instalar o Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGI-M) nos novos moldes do Pronasci, do Ministério da Justiça, em fevereiro de 2008.
Fonte: Prefeitura de Diadema