MAP em Diadema une artistas e público em encontros especiais

O Museu de Arte Popular de Diadema promove, nesta semana, dois encontros entre o público e os artistas.

Na quarta-feira, dia 15, o bate papo será com Lua Airê a partir das 19h. Já no dia 18, sábado, Marcello Vitorino é quem irá falar sobre seu trabalho às 14h. Os eventos fazem parte do programa “Encontro com o artista”, que une os visitantes do MAP junto aos artistas que expõem no museu, contam sobre seus trabalhos e realizam uma troca de experiências.

Lua Airê, como artista plástica da etnia Xavante, ao longo dos anos tem desenvolvido várias ações de afirmação identitária e de articulação das comunidades indígenas, tendo como eixo a criação artística. Neste encontro ela irá relatar sua trajetória, apontando os desafios políticos e as preocupações estéticas que conduzem seus caminhos.

No campo da fotografia, é Marcello Vitorino que contará sua experiência na região do ABCD e de suas últimas duas exposições: “Ago!” e ““Encontro com o Divino”. Para realizar a primeira, Vitorino percorreu terreiros das nações Queto, Angola e Jeje-Nagô, da região do ABCD, com o objetivo de registrar manifestações da religiosidade afro e toda a sua beleza.

Em “Encontro com o Divino”, o artista de Santo André apresentou a documentação fotográfica dos rituais (embarque, pousos e encontro das canoas) da Irmandade do Divino Espírito Santo de Anhembi. São 20 imagens acompanhadas de textos escritos especialmente pela jornalista Nilva Bianco.

O trabalho do profissional se caracteriza pelo interesse da relação do homem com o sagrado, com registro de procissões e outras manifestações, incluindo religiões afro.

Serviço

Encontro com o artista
Lua Airê – A arte e a militância indígena
Dia 15 de junho, quarta-feira, às 19h

Marcello Vitorino – A Fotografia e a Pesquisa de Campo
Dia 18 de junho, sábado, às 14h

MAP – Museu de Arte Popular de Diadema
Rua Graciosa, 300 – Centro – Cidade de Diadema
Tel.: 4051-5408

Fonte: Prefeitura de Diadema