Passeata e inauguração de Ponto de Cultura encerram semana voltada às pessoas com deficiência em Diadema

A 1ª Semana de Combate à Discriminação da Pessoa com Deficiência se encerra sexta-feira, dia 10, com a realização de uma passeata no período da manhã, às 9h, e o lançamento da 9ª Edição da Revista Mais Deficiente e inauguração do Ponto de Cultura Inclusiva, às 19h. As atividades integram as comemorações dos 51 anos de Diadema.

 O Ponto de Cultura Inclusiva, parceria entre a Prefeitura de Diadema, Ministério da Cultura e a organização da sociedade civil Associação Pró Moradia Liberdade vem complementar o trabalho voltado às pessoas com deficiência, desenvolvido pela Secretaria de Cultura e Biblioteca de Inclusão da Vila Nogueira, local onde funcionará.

 O objetivo é a inclusão cultural das pessoas com deficiência com perspectivas de profissionalização nas diversas linguagens culturais. Para isso serão oferecidos cursos e oficinas como contação de histórias, literatura, formação em braile, trabalho com música e dança. “A partir da necessidade e desejo das pessoas que acessarem o ponto buscaremos as atividades e adaptações necessárias”, relata a professora de Educação Especial e coordenadora do  ponto, Vani Duarte Torres. O Ponto de Cultura trabalhará para a criação de um banco de dados para saber quem são e onde estão os deficientes do município, com o objetivo de conhecer as necessidades e montar as ações de inclusão. O Ponto já iniciou a construção de um jardim sensorial, com ervas medicinais e aromáticas, que está sendo montado no terreno da biblioteca por deficientes visuais.

 A Revista Mais Deficiente, em sua 9ª edição é um trabalho realizado por Samara Andresa Del Monte, de 24 anos, que tem paralisia cerebral. Samara não fala e não pode se locomover e, por meios adaptados, se comunica de forma alternativa por meios tecnológicos, com uso de computador. Samara já participou do Grupo de Dança Mão na Roda e atualmente está cursando o 2º ano do curso de jornalismo.

 Voltado às pessoas com deficiência, familiares e comunidade em geral, o evento de lançamento da Revista e inauguração do Ponto de Cultura terá apresentações de música, poesia e dança, com a participação de pessoas com e sem deficiência.

 Às 9h, do dia 10 terá inicio a passeata programada para encerrar a Semana de Combate à Discriminação da Pessoa com Deficiência. Os participantes se reunirão na Praça da Moça e seguirão para a Praça Lauro Michels. O Grupo Bate Lata, do Centro Cultural Afro Brasileiro Francisco Solano Trindade participará do evento, e também alunos da APAE Diadema, Lar Escola Jesuê Frantz, Escola Municipal Olga Benário e Centro de Atenção à Inclusão Social (CAIS).

Fonte: Prefeitura de Diadema