Prefeitura de Salto vistoria Ilha da EMAE

Tendo em vista que nos próximos dias iniciará a obra de construção da ponte que fará ligação a Ilha da EMAE, primeira etapa para implantação do Parque da Ilha da Usina, o Prefeito da cidade Salto, acompanhado do Secretário da Cultura e Turismo, Valderez Antonio da Silva; Secretário de Obras e Serviços Públicos, Alaor Ourique; do técnico da EMAE, Márcio Antonio Martins; da Gerente Municipal de Convênios, Anita de Moraes Leis; do engenheiro e consultor Jorge Vernaglia e do Diretor de Turismo, José Roberto Orlandini, percorreu na manhã da sexta-feira, dia 20 de maio, todos os espaços da ilha, visando complementar os trabalhos para o projeto.

Estuda-se a colocação de um deck que será o ponto de chegada, passarelas e outros possíveis atrativos que serão custeados com parte dos recursos do DADE – Departamento de Apoio e Desenvolvimento às Estâncias do ano de 2011. A visita técnica se prestou a tirar dúvidas e discutir, no local, as alternativas mais viáveis e interessantes para o traçado das passarelas e o trânsito futuro dos grupos que visitarão a ilha. A preservação do ambiente é a preocupação maior e obrigação assumida pelo município. Assim, todos os deslocamentos dos futuros visitantes serão monitorados e restritos, de forma a impedir agressões ao local.

A Prefeitura tem o prazo de 60 dias para que o projeto seja concretizado e encaminhado a Secretaria de Estado do Turismo. “Será um Parque para reflexão ambiental, com visitas monitoradas onde, além de aprender a origem da mata, os visitantes e estudantes poderão conhecer, em espaço preparado, mais informações sobre o Rio Tietê e a importância da água”, acrescentou o Prefeito Geraldo Garcia.

História – Há 20 anos o município discute o aproveitamento turístico da Ilha, que já recebeu os nomes de Ilha da Light, Ilha da Eletropaulo e atualmente Ilha da EMAE. A atual administração conseguiu o comodato do local, início da concretização do sonho de implantação de um parque turístico, que agora terá início com a construção da ponte de ligação. A Ilha foi formada há 80 anos, quando da construção da Usina de Porto Góes.

Fonte: Prefeitura de Salto