O executivo chinês Ronald Lau, presidente do grupo New Universe Investments Limited, baseado em Hong Kong, visitou nesta sexta-feira, 17, o prefeito guia de Rio Claro, Du Altimari, acompanhado pelo secretário de Desenvolvimento Econômico de Rio Claro, João Zaine, e pelo diretor geral da Brascabos no município, Glauber Marçal da Silva Rizzi. A empresa estabelecida em Rio Claro pertence ao grupo comandado por Lau, bem como a outra unidade da Brascabos, sediada em Manaus.
A visita, um gesto de cortesia, foi marcada pela cordialidade e espontaneidade do dirigente empresarial chinês, que entregou a Altimari e ao secretário Zaine lembranças de seu pais de origem, sob a forma de pequenas estátuas que têm um significado positivo na milenar cultura daquele país.
Lau, que vem regularmente ao Brasil e, especificamente, a Rio Claro, desde 2005, conversou com seus anfitriões sobre economia e investimentos. Anunciou, por exemplo, que a Brascabos prepara-se para abrir seu capital e vai operar na Bolsa de Cingapura. Confirmou, também, que a empresa, hoje com 1.500 funcionários no município, tem planos de expansão.
As projeções de crescimento em Rio Claro foram ratificadas recentemente, no final de abril, quando a empresa aderiu ao Programa de Desenvolvimento de Rio Claro (Proderc), anunciando investimentos no montante de R$ 5 milhões e geração de 250 empregos. Lau e Rizzi, contudo, embora comedidos, admitiram que a agenda de investimentos da Brascabos reserva boas surpresas para o Brasil e particularmente para os rio-clarenses.
Lau tem um diagnóstico bastante otimista sobre o Brasil, que ele conheceu em 1994. Desde então, se diz surpreendido a cada novo retorno, com a transformação que vem ocorrendo no pais em todos os aspectos. “O Brasil é um país de muitos recursos naturais, dispõe de reservas energéticas, desfruta de todas as condições para assumir papel ainda mais importante no cenário mundial e, neste sentido, creio mesmo que detém até mais possibilidades de crescimento econômico que a China, onde temos 1,4 bilhão de habitantes”, opina.
A mesma impressão de dinamismo que o empresário identifica no país também é aplicada a Rio Claro. “A cada nova visita que faço a esta cidade, as mudanças são visíveis, ressaltando o dinamismo econômico e a expansão do comércio”, avalia. “E estamos participando deste processo”, afirma.
Altimari compartilhou com Lau a visão de que as transformações observadas nos últimos anos, no Brasil e em Rio Claro, se sustentam, fundamentalmente, nos vertiginosos avanços econômicos e sociais, que evidentemente se devem, em grande parte, “às políticas de longo prazo que passaram a ser adotadas no país num período ainda recente”.
O prefeito, contudo, sublinha que o crédito por este novo Brasil que surge deve ser dado ao empreendedorismo dos investidores que, claro, apostam na lucratividade, mas “estão comprometidos com o crescimento gerado pela produção, desenvolvimento e franca utilização das novas tecnologias e da capacidade de inovação”, conclui.
Fonte: Prefeitura de Rio Claro