Nesta semana teve início o “Projeto Trânsito Seguro” no guia cidade de Salto, criado pela Secretaria de Governo, em parceria com a Secretaria de Educação.
O principal objetivo da iniciativa é envolver escola e comunidade, por meio da educação de crianças, bem como da reeducação de adultos, conscientizando-os sobre a importância de um comportamento correto no trânsito.
Todas as unidades do CEMUS – Centro de Educação Municipal de Salto, já estão recebendo a visita da Guarda Municipal Ângela Márcia Chimin, coordenadora responsável pelo Projeto.
A primeira delas, no dia 02 de maio, foi o CEMUS XI, localizado no Jardim Planalto. Na oportunidade, Ângela conversou com os estudantes, explicando sobre o Projeto e oferecendo as primeiras orientações. Posteriormente, a guarda municipal saiu com as crianças, acompanhadas das educadoras, para um passeio em volta da escola. Durante o mesmo, ela explicou aos alunos o significado de placas existentes, e demonstrou na prática algumas ações seguras, como travessias em locais adequados.
O grupo também fez um teste com os motoristas. Todos ficaram na faixa de pedestres, prontos para atravessar, esperando somente a parada voluntária dos carros. Infelizmente poucos a fizeram, sendo necessária a intervenção da autoridade policial para que pudessem realizar a travessia com segurança.
A visita às escolas ocorrerá até o final do mês de outubro, mas o Projeto continuará como uma ação permanente. “Plantamos hoje para colhermos amanhã. Nosso principal objetivo é orientarmos as pessoas sobre os cuidados não somente para o trânsito, mas para a vida”, disse Ângela.
O Projeto “Trânsito Seguro” conta com assessoria de pedagogos, coordenadores e professores da rede municipal e diversas ações intra e extraescolares acontecerão durante a realização do mesmo. Vale destacar que a equipe do departamento de trânsito da cidade trabalha em conjunto com a GCM Ângela.
Além da parte teórica, estão sendo entregues também, por investimento da Secretaria de Governo, um material todo especial para as crianças, com cartela de adesivos, carteirinha de participação do programa, folder e um adesivo de “xerife do trânsito” para as crianças.
Fonte: Preifetura de Salto