Rio Claro: FSS fecha parceria com 30 empresas para cursos no setor de alimentação

O Fundo Social de Solidariedade do guia de Rio Claro fechou parceria com 30 empresas do setor de alimentação do município. O trabalho conjunto visa desenvolver cursos gratuitos de auxiliar de cozinha, cozinheiro, pizzaiolo e garçom, entre outros, por intermédio do Centro de Qualificação Profissional e Inclusão Digital e Produtiva.

“É sempre bom frisar que muito do sucesso do Centro de Qualificação deve-se às parcerias com outras entidades e com a iniciativa privada”, comenta Rosana Altimari, presidente do Fundo Social de Solidariedade, informando que, com relação a esses cursos em fase de organização, o Senai e o Instituto da Mulher são responsáveis, junto com a prefeitura, pela qualificação, certificação e acompanhamento dos cursos e dos alunos. Já as empresas entram com os insumos e a possibilidade de atuação profissional após a formação dos estudantes.

As atividades voltadas à qualificação em gastronomia, que também estão inseridas no Projeto Empreender da Associação Comercial e Industrial de Rio Claro (Acirc), são realizadas por grupo batizado como Amigos da Boa Mesa, que reúne as empresas Açaí e Bar, Ananias Bar, Ananias Restaurante, Bar do Tina, Brasil 2000 Restaurante, Big Chiken Frango na Brasa, Big Pizza, Buffet Pacheco, Café 4 Estações, Cervejaria Maria Maria, Chop e Cia, Churrascaria Laçador, Churrascaria Caçador, Churrascaria Estância Gaúcha, Deck Churrascaria, Espetinhos da 14, Jangada Restaurante e Pizzaria, O Clã da Pizza, Paccos Gril, Pastelig, Pizza Bella Pizzaria, Pizzaria Castelhano, Rei do Cupim, Restaurante Firmano, Restaurante Godoy, Restaurante Mero, Sal Doce Sushi Bar, Taikô Restaurante, Vecchia Pizza e Zepelin.

A Assessora Especial de Projetos do Fundo Social de Solidariedade, Gislaine Carbinatto, lembra que a parceria com as empresas de gastronomia reprisa a dinâmica de trabalho conjunto que já é realizado com a Associação das Panificadoras e Confeitarias de Rio Claro, para cursos na área de panificação, e com a Supersoft no programa Superação Profissional, para a qualificação nos setores de departamento de pessoal, contabilidade e inclusão digital.

O Centro de Qualificação Profissional e Inclusão Digital e Produtiva de Rio Claro é uma das principais pontes do município para ingresso ou reingresso no mercado de trabalho, e estímulo àqueles que querem montar ou expandir o próprio negócio. É um serviço organizado pela prefeitura por intermédio do Fundo Social de Solidariedade com apoio da Secretaria Municipal de Ação Social e Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3524-2582, ou pelo endereço eletrônico [email protected].

Fonte: JC Rio Claro