Foi inaugurada na manhã desta terça-feira (28), em Santa Gertrudes,na cidade de Rio Claro, a base local do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), que funcionará em um prédio anexo ao hospital municipal Santa Francisca. Autoridades de toda a região estiveram presentes na solenidade que contou também com a presença das equipes do SAMU de Rio Claro, unidade que dará toda a cobertura e assistência para o SAMU de Santa Gertrudes.
Por meio do SAMU, a população do município poderá contar com ambulâncias que darão todo o suporte médico de urgência em casos de acidentes, doenças e enfermidades. O trabalho representa um salto importante na oferta de saúde básica e de qualidade na cidade. Ao todo, 12 pessoas farão o atendimento na cidade.
De acordo com o secretário de Saúde de Santa Gertrudes, Dr. Renato Oliveira, “o município dá mais um importante passo para melhorar a saúde. O SAMU trará inúmeros benefícios aos moradores que precisarem de um serviço de urgência. Por se tratar de um serviço regional, não só Santa Gertrudes ganha com isso, mas também Rio Claro, Ipeúna e Corumbataí, cidades que farão parte do SAMU regional, onde todos trabalharão em sintonia”, destacou.
Esse foi um dos pontos levantados pela vice-prefeita de Rio Claro, Olga Salomão, que destacou a importância do SAMU trabalhar pela saúde da região. “Tenho que parabenizar a prefeitura de Santa Gertrudes pelo empenho em colocar o serviço também à disposição dos moradores dessa cidade. A partir do próximo dia 1º/07, toda a nossa microrregião contará com um serviço médico de excelente qualidade, suprindo a necessidade dos atendimentos de urgência em cidades pequenas e na base de Rio Claro”.
Embora tenha sido inaugurado hoje, o SAMU atenderá a toda região a partir da próxima sexta-feira (1º/7), quando entra em funcionamento a base regional em Rio Claro. O atendimento poderá ser requisitado por meio do número 192, as ligações chegarão até a base do SAMU em Rio Claro e um médico plantonista fará a triagem de atendimento junto com as unidades das cidades vizinhas e atendidas pelo serviço.
Para o prefeito João Vitte, “o SAMU é mais um projeto de atendimento humano e de assistência na saúde publica. Há um ano, nós recebemos essa ambulância que hoje está aqui e um projeto de implementar o SAMU, assim como Rio Claro que também estava nessa reunião. Hoje estamos acompanhando esse projeto sair do papel e se tornar uma realidade. As cidades vizinhas se unirem por um bem comum, um atendimento médico que salvará vidas e que aumenta a nossa oferta de serviços de saúde para toda a população”, finalizou.
Fonte: JC Rio Claro