A cidade de Salto recebe no dia 30 as pequenas intervenções realizadas no Bairro da Barra, além dos trabalhos de reforma da Sala Giuseppe Verdi. Estas obras integram o Projeto de Revitalização do Centro Velho, que vem sendo executado há anos no município. Esta etapa do projeto esteve sob responsabilidade da Associação Cultural de Salto, que recebeu patrocínio da Petrobrás e contou com o apoio da Prefeitura da Estância Turística de Salto.
As intervenções feitas no Bairro da Barra consistiram na preservação do que sobrou das calçadas originais de 1910 – quando o local foi criado – e na criação de dois pequenos ambientes que narram um pouco da história daquele bairro pitoresco. Um destes ambientes é o Beco da Memória, composto por quatro painéis, que relata a origem do bairro e dos tradicionais Bonecões da Barra, nascidos ali. O outro espaço é um mirante criado no ponto onde o rio Jundiaí deságua no Tietê, que traz painéis com dados sobre os rios, sobre as garças que ali pousam ao entardecer, além da antiga convivência dos moradores com as águas que até então eram limpas.
As obras no Bairro da Barra serão entregues às 19h30. Músicos saltenses realizarão uma seresta no ponto de encontro dos rios, quando será descerrado o totem evocativo àquele espaço e os presentes percorrerão o Beco da Memória.
Já às 20h30 do mesmo dia, os convidados serão recebidos na Sala Giuseppe Verdi, que passa a ser parte integrante do Museu da Cidade de Salto. O local foi recuperado de um estado de quase ruína, tendo seu palco recuperado e ganhando banheiros mais amplos. O piso original, de 1937, foi restaurado e mantido, e o salão voltou a ser como era originalmente, sem poltronas fixas. As cadeiras serão colocadas para receber os visitantes do museu, que ali assistirão a um vídeo sobre a história da cidade e seus atrativos.
O espaço também abrigará palestras, cursos e exposições temporárias, sendo estes os seus usos preferenciais. Em outras ocasiões, poderá ainda abrigar cerimônias cívicas e pequenas atrações artísticas, agendadas pela Prefeitura. O local não terá, porém, caráter de espaço comercial.
Outro trabalho realizado na Sala Giuseppe Verdi foi a instalação de painéis museográficos e alguns objetos que recuperam e narram a história daquele lugar, desde seu surgimento até os dias atuais. A Sala Giuseppe Verdi poderá ser visitada pela população até o dia 10 de julho, das 9h às 16h30.
Ainda em julho, o espaço recebe sua primeira exposição artística. Tratam-se das obras do artista plástico Rodrigo Zaniboni. A exposição, composta por 15 telas, ficará no local de 6 a 14 de julho.
Fonte: Prefeitura de Salto