Preocupada com a qualidade do trânsito no município, a Prefeitura da Estância Turística de Salto, por meio da Secretaria de Governo, vem desenvolvendo várias ações neste assunto, sendo que uma das com maior destaque é a campanha de orientação e prevenção nas escolas, que faz parte do Programa “Trânsito Seguro” e terá início dia 2 de maio.
O Programa, por meio de um amplo estudo realizado na cidade, busca alternativas para tornar o trânsito de Salto mais seguro, uma vez que a frota de veículos só vem aumentando e atualmente já registra cerca de 50 mil veículos.
Além das diversas ações que vem sendo implantadas, uma das atividades mais importantes é a campanha nas escolas, que será ministrada pela guarda civil municipal feminina Ângela Márcia Chimin. Na verdade, há dois anos, ela já desenvolve um trabalho de orientação com estudantes, com o projeto “Salto Educando para o Trânsito”, porém, devido a grandiosidade do assunto, o programa foi ampliado e passa a integrar o “Trânsito Seguro”.
Ângela passará por todas as escolas municipais informando aos alunos a necessidade da conscientização de motoristas e pedestres, totalizando mais de oito mil estudantes. Além disso, a partir de agora, ela trabalhará em integração com a equipe do Departamento de Trânsito da Prefeitura, que a ajudará a informar toda a realidade do entorno da escola trabalhada, assim como do bairro onde ela se localiza.
Em parceria com a Secretaria de Educação, foi realizado um cronograma das escolas assistidas, sendo que o primeiro bairro por onde Ângela iniciará as atividades será no Cemus XI – Professora Lázara Maria Lara Begossi e unidades vinculadas. Todas as coordenadoras pedagógicas dos Cemus participaram de um curso sobre as leis de trânsito e os objetivos do programa.
Junto com o informativo sobre o que foi ensinado na aula teórica, agora, serão distribuídos também aos alunos: a cartilha de atividades toda colorida, uma cartela de adesivos com ilustrações sobre o trânsito, uma carteirinha onde cada aluno comprova que participou do curso e um adesivo escrito “xerife do trânsito”.
O Secretário de Governo Gilmar Mazetto ressaltou a importância e grandiosidade do programa e de como será fundamental o apoio com o Departamento de Trânsito. “O trabalho realizado pela Ângela sempre foi muito bom, por isso resolvemos ampliá-lo ainda mais, solicitando este trabalho conjunto com o pessoal do trânsito, que poderá passar toda a realidade do entorno da escola e das crianças. Uma atividade mais do que importante, já que Salto está crescendo e se desenvolvendo cada vez mais. Estamos trabalhando com agentes multiplicadores desta batalha, que não somente passam o que foi aprendido em sala de aula para seus pais, como também serão nossos futuros motoristas”, declarou o Secretário de Governo, ao lembrar que novamente Salto se coloca como exemplo de preocupação e, principalmente, investimento no trânsito.
O Secretário da Educação Wilson Roberto Caveden também enalteceu a importância do programa e a integração com a equipe que trabalhará no “Trânsito Seguro”. “O interessante é que é um processo com todo um planejamento que está na linha que acreditamos para a Educação. A interação vai ser muito legal”, explicou o Secretário.
O Programa “Trânsito Seguro” se divide em três frentes de trabalho: Fiscalização, Prevenção e Engenharia.
Fonte: Prefeitura de Salto