A Prefeitura de São José dos Campos realiza a partir desta segunda-feira (14) a ”Semana D” de combate à dengue. Até a próxima sexta-feira (19) serão desenvolvidas várias atividades no município. Entre elas treinamentos para médicos plantonistas, apresentação de filmes e jogos educativos nas salas de espera de todas as unidades básicas de saúde e distribuição de material informativo sobre a doença.
Durante a semana, o treinamento dos médicos será no anfiteatro do Hospital Municipal, onde os profissionais receberão orientações sobre o manejo clínico da doença. A distribuição de material informativo tem como público-alvo os professores da rede municipal de ensino. O objetivo é sensibilizar as crianças na prevenção e eliminação dos focos e locais de reprodução do mosquito transmissor da dengue.
No sábado (19), o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) realiza o “Dia D” de combate à dengue na Praça Afonso Pena, onde serão distribuídos panfletos educativos com orientações sobre cuidados preventivos, apresentados esquetes teatrais e jogos educativos. A população também poderá acompanhar os ciclos evolutivos do mosquito (quadro de ciclos e mosquitófaro).
Horário ampliado
Durante o mês de fevereiro, o horário de vistoria casa a casa será ampliado das 17h às 20h para que os agentes tenham a possibilidade de encontrar o dono do imóvel e realizar o serviço.
O trabalho de visita às residências é realizado diariamente pelos 150 Agentes de Combate a Endemias (ACE) em todos os bairros do município com o objetivo de eliminar os criadouros. No entanto, algumas casas deixam de ser visitadas durante o horário comercial devido à ausência do proprietário.
No mês de janeiro foram visitados 62.860 imóveis e coletados 9.810 quilos de materiais que poderiam acumular água (inservíveis), além de 30 atividades de controle químico com a finalidade de combater o mosquito adulto. O município apresenta, até o momento, dois casos confirmados da doença.
Plano de Contingência
Em janeiro, o município foi incluído pelo Ministério da Saúde no plano nacional de contingência para o monitoramento da situação epidemiológica que abrange 16 Estados atualmente com maior risco de epidemia da doença. Como maior cidade em número de habitantes do Vale do Paraíba, São José dos Campos foi indicada pelo critério densidade populacional no mapa de risco para a dengue na região.
Em setembro de 2010, quando o Risco Dengue foi lançado, os Estados que estavam em risco muito alto de epidemia eram Amazonas, Amapá, Maranhão, Piauí, Ceará Paraíba, Pernambuco, Sergipe, Bahia e Rio de Janeiro. Nove Estados estavam em risco alto: Mato Grosso, Pará, Tocantins, Rio Grande do Norte, Alagoas, Espírito Santo, Minas Gerais, São Paulo e Paraná.
Fonte: Secretaria Municipal de Saúde