A secretaria de Saúde da cidade Franca decidiu manter até esta sexta-feira, 27, os atendimentos nas Unidades Básicas e núcleos do Programa Saúde da Família, para a vacinação contra a gripe em idosos, crianças e gestantes. A medida visa oferecer uma oportunidade a mais para aquelas pessoas que, por uma razão ou outra, não procuraram um dos postos de atendimento.
E com essa ampliação do prazo, aproximar mais do índice de cobertura idealizado pelo Ministério da Saúde, algo em torno de 80% das 47 mil pessoas existentes na cidade alvo da imunização. Números preliminares divulgados nesta quarta-feira pela Vigilância Epidemiológica mostravam que a mais baixa incidência de comparecimento para ser vacinada era das gestantes, em torno de 49% do público alvo. Alessandra Sampaio, responsável pela Vigilância, voltou a reforçar que não existe contra-indicação e que a vacina é fundamental para proteger não apenas as gestantes de eventuais gripes e mesmo o agravamento para pneumonia, como as crianças com até dois anos e os idosos, que geralmente estão ainda mais vulneráveis.
Nesta quinta-feira, à tarde, será feito um apanhado detalhado da vacinação ocorrida nos últimos cinco dias, quando haviam sido imunizadas na cidade cerca de 34 mil pessoas, ou pouco mais de 72%. O atendimento nas UBS e PSFs, para fins de vacinação contra gripe, está sendo oferecido das 13 às 17 horas, nas unidades e limitado até as 16 h, nos núcleos de Saúde da Família. Outras informações no tel. 3711-9435.
Fonte: Prefeitura de Franca