Vacinação contra a pólio é prorrogada até o dia 7 de julho em São José dos Campos

A primeira etapa da campanha de imunização contra a Poliomielite, iniciada no último sábado (18) em todas as 40 Unidades Básicas de Saúde (UBS) de guia São José dos Campos, vacinou um total de 36.455 mil crianças menores de cinco anos de idade. Esse número representa uma cobertura parcial de 83,45% do público-alvo, que é de aproximadamente 43 mil crianças nesta faixa etária, a campanha foi prorrogada até o dia 7 de julho.

No caso da vacinação contra o sarampo, caxumba e rubéola, já foram imunizadas 34.010 crianças com idade entre um e menores de sete anos. A meta é vacinar 51 mil crianças.

Para receber a vacina, os pais ou responsáveis deverão, preferencialmente, apresentar a carteira de vacinação da criança, que poderá receber as doses das 8h às 17h. Para mais informações sobre a campanha, basta acessar o site da Prefeitura ou ligar gratuitamente no 156.

A Poliomielite é uma infecção viral aguda causada por um dos três poliovírus existentes. A infecção se transmite por meio do contato com um portador da pólio ou então com fezes humanas. Crianças na primeira idade são mais susceptíveis à doença e também os principais agentes de transmissão, mas os adultos também podem contrair pólio.

O vírus penetra no corpo pela boca e percorre o sistema sangüíneo. Se ele invadir o sistema nervoso central, ataca os neurônios motores e pode causar lesões que resultam em paralisia (poliomielite paralítica). Os braços e as pernas são mais freqüentemente afetados.

Sintomas

Na maioria dos casos, pessoas infectadas com o poliovírus não se sentem doentes. Algumas vezes o vírus pode causar sintomas parecidos com os da gripe pode alguns dias ou uma combinação de febre, mal-estar, sonolência, dor de cabeça, dor muscular, corpo dolorido, náusea, vômito, diarréia ou constipação, e dor de garganta.

Fonte: Prefeitura de São José dos Campos